top of page

cultive sua voz mais poética,
selvagem & singular com o novo

caderno
como jardim
Ilustração_Sem_Título 37_edited.png
por apenas R$299
somente na pré-venda*

licença poética. substantivo feminino. 1. tomar, na correria dos dias, um tempo para a arte mágica e o cultivo da escrita; cuidar da sua paisagem interna e das raízes da sua voz mais selvagem e singular. 2. tornar um caderno o seu amante mais íntimo; respeitar o mistério e se comprometer, apaixonadamente, com a própria libido/inspiração. 3. permitir-se; aceitar o chamado profundo e revolucionário de se tornar quem se é e expressar sua alma no mundo.

Mulher%20Lendo_edited.png
um processo
de escrita
todo seu
não faz sentido a gente buscar regras, esquemas, se o que a gente quer da escrita é o pulso vivo, o coração na página, a selvageria. sua escrita mais singular nasce de você encontrar seu próprio caminho de expressão, e não apenas seguir o caminho das regras dos outros.

uma escrita assim, viva, precisa ser cultivada de dentro para fora, na sua paisagem interna, e não ser imposta.

por isso não quero te ensinar o caminho que eu fiz, quero te dar ferramentas e práticas para você encontrar seu próprio caminho, autoral, singular, tal como aquilo que você com ele irá criar. é isso o que chamo de um método-magia. e faz toda diferença.

te ajudar a cultivar seus próximos textos a partir da sua liberdade criativa e mesmo assim te proporcionar um caminho de iniciação nas artes mágicas da escrita
 é isso o que te ofereço no curso Caderno como jardim licença poética. 

referências

durante muito tempo, o papel social da mulher na criação era o da "musa", por isso a mitologia sobre criação dominante não leva em consideração nossos desafios – políticos, psíquicos – específicos. sem nem percebermos, essa mitologia nos cerca e nos faz sentir insuficientes, impostoras, afinal não somos o que ela subentende como artista, escritor, poeta. esse curso nasceu desse incômodo e é uma proposta-manifesto contra essa ordem interna massacrante & a favor de uma nova mitologia, que construo costurando 

teoria literária & neuroliteratura ✷ Tarot ✷ yoga tibetano dos sonhos & outras medicinas do sonhar ✷ teoria junguiana da psique (apoio) ✷ feminismo e estudos de classe ✷ astrologia, alquimia, mitologia & hermetismo, etc.

Caderno como jardim porque o jardim fala do tempo, fala da pequena intervenção em um fluxo de vida muito mais antigo, fala de criar com o que já tem vida própria, consciência, consistência; o jardim fala da Terra, do naipe de ouros do Tarot, fala portanto do corpo, da materialização, da prosperidade; o jardim fala da coagulatio, na alquimia, da incorporação do espírito, de trazer o espírito ao mundo material através da(s) nossa(s) obra(s).

ao total, teremos 7 módulos:

1. comece por aqui

Um módulo que te conta como vai funcionar a jornada (em termos de cronograma de liberação, suporte, etc.) e te oferece uma direção sobre como aproveitar ao máximo essa experiência.

disponível a partir do dia 27/02

3. o papel da(o) jardineira(o) & o papel do Tempo

Nem tudo, num processo criativo, cabe à(ao) jardineira(o). Não é você quem "cresce" a planta, por exemplo. Há partes que cabem ao Tempo, ao Sonho. Há partes que cabem ao seu inconsciente e às figuras que lá habitam. Quando você tenta fazer tudo, você se sobrecarrega e trava o fluxo da criação. Mas é muito difícil não tentar controlar tudo, ainda mais se você não conhece as outras forças envolvidas e nem como lidar com elas na prática criativa. Que é o que vou te apresentar nesse módulo: as forças da criação que atravessam seu corpo e como dançar com elas, na prática, para você não mais ter que escrever sozinha(o).

liberado 15 dias depois do módulo 2

5. plantio criativo selvagem

Nos módulos anteriores, nos conectamos ao nosso corpo, aprendemos a lidar com as forças inconscientes e com o Tempo, além de termos preparado a terra da nossa paisagem interna. Agora é hora de plantar! Nesse módulo aprenderemos a arte de encontrar as sementes ou, como gosto de chamar, os corações-vivos, e a (trans)plantá-los no papel sem deixar que percam o pulso, a potência e a energia criativa que constituem sua magia. Iremos até as profundezas desse processo, passando pela floresta das ilusões ("boas ideias" sem energia de realização), até chegar ao aprendizado de como reconhecer com o corpo os verdadeiros corações-vivos e assim identificar na vida/na memória a matéria prima da nossa escrita.

liberado 15 dias depois do módulo 4

7. plantio criativo feitiço

Nesse plantio, você aprenderá a finalizar o seu texto sem que isso signifique impor um ponto final, o que aniquilaria o coração-vivo e todo o processo alquímico pelo qual ele passou. Você aprenderá a trabalhar com a visão do que o texto quer se tornar, uma visão que não raro terá se apresentado para você no plantio anterior –  ou sem ela, caso seja necessário. Te darei ferramentas-feitiços para identificar, com seu corpo, a "intuição de cosmos" que se apresenta no aparente caos do texto. Você exercitará sentir sua criação, encontrar as vontades dela e intuir, eroticamente, como trabalhar para que seu texto se torne o que ele pode e sonha se tornar.

liberado 15 dias depois do módulo 6

2. passado e presente da escrita no seu corpo

Muitas vezes o chamado da arte nos afasta das nossas raízes, nos tornando "a ovelha negra da família" – e então a falta de energia nos conta que nós precisamos dessas raízes para criar. Aprender a enraizar no nosso corpo (que possui uma genealogia) a partir da nossa singularidade, e não da obediência, é um caminho para energizar nosso processo criativo – e esse é o objetivo desse módulo.

disponível a partir do dia 06/03

4. o preparo da terra da sua paisagem interna

É na paisagem interna que nós vamos jardinar nossas ideias.  Esse lugar, que habitamos com a imaginação e com os sonhos, tem profunda conexão com o nosso corpo e é muitas vezes negado  como força política, poética, selvagem  pelo contemporâneo. Por isso, muitas vezes quando vamos escrever nos encontramos devastadas. É precioso caminhar por essa paisagem e cuidar da terra que irá receber suas criações; aprender a tornar essa terra mais fértil; exercitar e aprofundar nossa conexão com ela; conhecer a flora que nela habita (o que sua paisagem já criou, o que ainda está vivo e pode ser aproveitado, e o que isso nos diz sobre o que você pode criar). Eis o percurso desse módulo, em que vamos preparar nossa terra para o que, nos caminhos seguintes, iremos plantar.

liberado 15 dias depois do módulo 3

6. plantio criativo
de encantamento

Nesse plantio você aprenderá a juntar alquimicamente a matéria selvagem que encontrou na vida, na memória, no sonho (os corações-vivos, as sementes, o selvagem) com os seus desejos, inspirações, vontades de manifestar, de protestar, de gritar (as intenções) – de forma que essas substâncias, tão diversas entre si, não briguem, pelo contrário, se potencializem e dêem origem a algo novo. Você pode até tentar lidar com todo esse caos ordenando-o, o que te trará irritação, agonia, sensação de que não vai dar conta – além de gerar um resultado sem frescor algum. Mas o que aprenderemos nesse plantio é a fazer essa mistura através das forças inconscientes e inspiradas da criação, da alquimia e do sonho – gerando assim um núcleo novo, vivo, singular, a partir do qual você poderá finalizar ou expandir sua obra, conforme desejar.

liberado 15 dias depois do módulo 5

Sou escritora e oraculista. Vivo em busca de uma vida e de uma criação vividas na queda livre da inspiração, conectadas de maneira radical com a força erótica do Corpo e comprometidas com a criação de novos mundos. 

Principais obras: Desesterro e Meu corpo ainda quente

Algumas distinções: Prêmio Machado de Assis da Biblioteca Nacional, Prêmio Jabuti, Prêmio Sesc de Literatura, PEN Translates Awards, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, Rumos Itaú Cultural (2018, 2016), além de concursos de dramaturgia do SESI e do Sesc, Proac Criação Literária, entre outros. Mestrado em Teoria Literária (Unicamp) e bacharel em Estudos Literários (idem). Seleção Forbes Under 30.

sheyla smanioto _ autorretratos (3).JPG
precisamos sonhar um novo mundo, coletivamente.
e para isso
escrever é urgente.
caderno
como jardim
Ilustração_Sem_Título 37_edited.png
R$299
o Caderno como jardim está sendo produzido e será disponibilizado quinzenalmente, a partir do dia 20/02. adquirindo agora, na pré-venda, você tem a chance de pagar apenas

 
e levar 1 ano + 3 meses de acesso!

 

100% online
100% seguro
(via eduzz)

ainda não tem certeza? 
saiba que você tem uma garantia
de 7 dias para experimentar

Copyright 2023 - Sheyla Smanioto - Todos os direitos reservados.

bottom of page