top of page

jornada gratuita de 13 a 16/12

O MAPA
AUTOPOÉTICO
encontre sua voz poética mais selvagem e singular
e descubra, no seu corpo, o caminho para uma vida criativa poderosa e inspirada.

 

Te proponho um caminho de aprendizado de escrita para quem não aceita, nem mesmo no processo, abrir mão da poesia.

Não há técnica que domine a parte selvagem da escrita. Mas há método – descobri isso juntando meus conhecimentos de escrita criativa com os meus estudos sobre o corpo e a... magia. Não estou falando de “supernatural” aqui – na verdade, não há nada mais natural do que a magia como método de relacionamento com a vida. Um relacionamento no qual não é preciso abrir mão dos mistérios, pelo contrário – eles são reverenciados. Foi assim que escrevi meus romances. É assim o método 99% inspiração: uma dança com os mistérios selvagens da escrita.

Quer trilhar um caminho com sua escrita sem abrir mão dos mistérios, do corpo, da selvageria? 

​é para você?

​​(   ) você não consegue apenas seguir regras e fórmulas, seu corpo se revolta e você se desorganiza por dentro.

(   ) você quer se jogar na aventura selvagem da escrita e da criação, mas não consegue dar ou nem sabe qual é “o próximo passo”.
 

​​(   ) você já se sentiu desconectada do seu próprio corpo e de sua força criadora, e quer aprender a criar e manter essa conexão na prática.
 

​(   ) você quer um processo criativo que não te consuma, pelo contrário, que te energize e revigore.

(   ) você alterna paralisia (não consegue se mover em direção ao que quer) com ação desenfreada (você se move tão rápido que fica à beira de um burnout).

​​(   ) você interrompe o seu próprio processo e quando vê parou de criar já tem um tempão.

​​(   ) você quer aprender a ter consistência criativa para assim conseguir criar mais e com mais alma.

(   ) você está cansada de romantizar o sofrimento no processo criativo: quer criar com foco na realização e com prazer no processo.

​(   )  você quer criar com a natureza e com o seu corpo, e não contra eles.

(   ) você tem episódios de impaciência física que te dão a sensação de que você deveria estar em outro lugar / vivendo outra vida.

resultado

não marcou nem uma? não é pra você
marcou menos de 3? será que é pra você? a conferir
marcou 3 ou mais? pode ser pra você, sim
marcou 5 ou mais? é pra você
marcou 8 ou mais? é muito pra você

como vai funcionar
o mapa
autopoético
?

Tocando a parte imaginação do seu corpo, despertá-lo para a criação – é esse o principal objetivo dessa oficina de escrita criativa, oráculos e sonhos.
 
Vou te guiar na criação de uma nova mitologia pessoal sobre criação, uma que acolha radicalmente sua força criadora, a selvageria dos seus sonhos, toda poesia que há em você, todo manifesto.
 
E vou fazer isso te levando em uma expedição de reconhecimento e busca interna. Uma aventura pelo selvagem poético do seu corpo, a paisagem interna, onde você vai encontrar a origem da sua voz e a geografia da sua inspiração.

programe-se

  • O mapa autopoético:
    ao vivo de 13 a 16 de dezembro, das 11h às 12h30, no Instagram @sheylasmanioto


    Vai ficar gravado? Sim, por 24h. Mas o ritual é fundamental, então se puder vir ao vivo, venha, e se não puder, marque um horário consigo mesma para ver a gravação - e compareça.
     

  • Inscrições do Caderno como jardim, do corpo à obra16 de dezembro

ao se inscrever,

você será adicionado em uma lista de e-mails e a um grupo do WhatsApp, através dos quais vamos te enviar materiais complementares e avisos importantes (e só!).

Se precisar falar conosco, pode utilizar os mesmos meios ou escrever para inspiraescreve@gmail.com

IMG_3980.JPG

e quem vai te guiar?

Prazer, meu nome é Sheyla Smanioto.

Sou praticante de escrita e de outras artes oraculares. Estudo e vivo com medicinas tradicionais e dos sonhos, investigando a alquimia da palavra e a relação entre a criação e o corpo. Foi assim que encontrei prazer na selvageria do meu corpo e na fúria da minha bipolaridade. Pra mim, a arte é oráculo e manifesto. Eu escrevo para trazer a capacidade curativa da literatura para questões políticas contemporâneas, especialmente as feministas. Escrevo para fazer o que me cabe na criação de um novo mundo. É por isso também que estou oferecendo esse curso: porque a minha revolução é corpo, poesia e mistério - e a sua também pode ser.

principais obras

Desesterro (2015)
Meu corpo ainda quente (2020)

prêmios e distinções

Seleção Forbes Under 30, PEN Translate Awards, Prêmio Machado de Assis da Biblioteca Nacional, Prêmio Jabuti, Prêmio Sesc de Literatura, Finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, Rumos Itaú Cultural (2018, 2016), além de concursos de dramaturgia do SESI e do Sesc, Proac Criação Literária, entre outros.

bottom of page